segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Um magnífico início de semana

Apesar de ser 2.ª feira, o que é péssimo por natureza, tive um início de tarde verdadeiramente pornográfico. Os nossos escassos leitores devem estar neste preciso momento a pensar "partiu uma perna?", "foi assaltado?", "cruzou-se com o Dr. Louçã?", "espatifou um carro?". A todas estas perguntas poderia responder com um simples "sim", pois são fatalidades às quais nem os mais afortunados podem escapar. Mas aquilo que aconteceu foi muito pior: Pela terceira vez na minha vida, passei umas horinhas numa repartição de finanças.
Lá estava eu rodeado de reformados, indigentes, e "chicos-espertos". Eu até posso bem com os pobres dos reformados, que não conseguem estar uns minutinhos em silêncio sem um qualquer lamento ou um desabafo do género "este País está cada vez pior" ou "isto é uma vergonha", o que denota bem o sentimento de esperança desta faixa etária na nova maioria parlamentar. Por outro lado, percebi que uma repartição de finanças poderia perfeitamente ser considerado o ex-libris dos locais de engate lisboetas: De facto, todos se falam, todos trocam uns sorrisos, insultam em uníssono os funcionários, todos se despedem carinhosamente: Tudo seria perfeito e poderia ser realmente eficaz se houvesse alguém minimamente interessante em toda aquela área, ou seja, alguém digno de engate. Mas aquilo que realmente me transcende é a razão pela qual tenho que presenciar aquelas movimentações estratégicas de tipos supostamente distraídos e que, quando por nós interpelados, respondem simplesmente "ah, pensei que era o meu número de senha", ou perguntam "importa-se que passe à sua frente? É só uma informaçãozinha...". É óbvio que me importo. Mas também não consigo perceber porque é que tenho que fazer conversa com a pessoa que está sentada ao meu lado e teorizar sobre o preço da sardinha e da beterraba na praça da ribeira, ou porque é que tenho que saber que a filha da D. Olinda, a Cândida Maria, está quase a acabar o curso superior de educadora de infância...
Eu até sou tolerante, mas a minha paciência esgotou-se quando ouvi um dos funcionários a tentar falar inglês com um cidadão britânico... Cheguei ao escritório por volta das 15h00 e preenchi o formulário on-line para poder apresentar as minhas declarações de rendimentos através da internet.
Este País está cada vez pior...