quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Desfolhando um jornal (não se trata de um fado)

Fui apanhado completamente desprevenido quando me disseram, ontem, que a Simone tinha abandonado um denominado "jantar de cultura" promovido pelo PSD. Entrei imediatamente em pânico e a primeira coisa que me ocorreu foi perguntar "porque carga de água é que a Nina Simone abandonou o jantar?", questão esta imediatamente substituída por outra, respeitando o nexo prejudicial existente entre ambas, "porque é que a Nina Simone foi convidada para este evento se ela não é portuguesa?" Fiquei mais sossegado quando me disseram que a pessoa em causa não era o "monstro sagrado" do Jazz, mas sim a nossa simpática actriz/cantora Simone de Oliveira. Depois de ter passado a noite a teorizar sobre o assunto, sem chegar a nenhuma conclusão - o que aliás, já é hábito, acordei e pus-me a folhear (com o mouse) os jornais, procurando uma qualquer referência ao célebre jantar. Estava à espera de encontrar títulos do género "Agustina Bessa-Luís e Ruy de Carvalho juntos em jantar de apoio a Santana", ou "Grandes figuras do panorama cultural nacional, como Agustina Bessa-Luís ou Ruy de Carvalho apoiam Santana", mas não. Enganei-me redondamente. Os títulos variavam entre "Simone dá tampa a Santana", "Simone justifica porque abandonou o jantar com Santana" e, quase em nota de rodapé, lá estava a honrosa referência a essas "figuras menores" do nosso País "Nesse jantar também estavam Agustina Bessa-Luís, Ruy de Carvalho...".