segunda-feira, agosto 29, 2005

Dá Deus nozes...

Caro Henrique,

Não tive (ainda) o prazer de o conhecer, mas desculpe dizer-lhe que a realidade descrita por si é - felizmente - comum a quase todos os restaurantes em Portugal. A regra em Portugal é a permissão dos vícios. O cenário não é, por isso, tão mau como o pinta.
Em qualquer restaurante português é hábito acabar um bom jantar e pedir o inevitável café, um balãozinho de Whisky e fazê-los acompanhar de um fidelíssimo cigarro.
Agora imagine fazê-lo em terras do Tio Sam… impossível.
A resposta seria qualquer coisa como:
Sorry sir, we don’t have espressos and I’ll need to see your ID for that Whisky. (brevíssimo esgar em direcção ao meu maço de tabaco) And you’re not allowed to smoke inside.”

Como não me imagino a acompanhar um whisky com um café manhoso (aka água suja) ou bebê-lo sem fumar um cigarro, estou a perder (aliás, estão-me a roubar) esse velho e agradável hábito.

Felizmente esta semana vou ao “Tavira” um simpático restaurante português onde servem bacalhau à Brás e carne de porco à Alentejana. Com um bocadinho de sorte até vou poder beber um bom café expresso e fumar o tão desejado cigarro.
A ver vamos, como diz o cego.