sexta-feira, abril 07, 2006

Será que quero mesmo voltar?

O Governo lançou um ante-projecto de proposta de lei no sentido de limitar o direito de sensivelmente 25% dos portugueses... Correia de Campos pretende vê-lo como lei no próximo ano. Parece que Portugal não conseguiu fugir à onda de terror que grassa o mundo ocidental no que respeita à saúde dos fumadores passivos.
Para não variar, o Governo entende que devem ser criadas salas de fumo, para garantir que os direitos dos fumadores são respeitados, salas de fumo essas que deverão ser custeadas pelos proprietários. Imagino que para o Ritz, o Eleven ou Lux esse custo não implique um risco económico por aí além, mas se pensarmos nos turismos de habitação, pequenos hotéis em localidades de extrema importância histórica mas não tanto assim turística, na tasca do Manel cuja fêvera ainda me faz salivar, no Café dos Teatros (não imagino o Miguel Freitas da Costa sem os ducados!) ou bares como o Suave nas encostas do Bairro Alto e que fazem dele o que é hoje, se pensarmos nestes pequenos grandes exemplos talvez a lei não seja assim tão justa ou exequível.

Prognóstico: Impossibilidade em criar estes ditos espaços de fumo por inviabilidade económica ou arquitectónica e multas a rodos para os muitos que não vão cumprir. No fim as multas vão falar mais alto e o tuga vai deixar de fumar nos ditos sítios.
Resultado: Descaracterização da identidade portuguesa, nomeadamente mas não exclusivamente na morte anunciada da "Bica".
É tudo uma questão de colisão de direitos, mas será que eles chocam assim tanto?
Concordo que o fumo seja incomodativo, até mesmo prejudicial para a saúde dos próprios e de terceiros, mas estou em crer que com um bom pacote de campanhas de sensibilização e com umas boas ensaboadelas de civismo Portugal podia vir a ser um bom case study para o resto do mundo.

Espero que a lei fique na gaveta por uns bons aninhos.