quinta-feira, abril 06, 2006

2-0

Azarucho.
Estivemos o jogo todo a levar na cabeça, mal saímos do nosso meio campo e quando saímos foi com pontapé para a frente. Não havia nada a fazer, a eliminatória esteve sempre à espera de um milagre.
Contra mim falo, estive à espera do milagre até aos 87m e ainda consegui arranjar tempo para cobrir uma aposta de um mexicano contra o "meu" Benfica.
Podíamos ter conseguido... sim, podíamos, mas não seria o resultado justo. Ao contrário das anteriores eliminatórias, o Benfica nesta não merecia passar (nem digo ganhar). Não digo isto por nunca termos conseguido fazer uma jogada de jogo continuado, estou-me nas tintas para isso, mesmo se a bola entrasse por auto-golo valia!
O problema foi nunca se ter visto um brilhozinho nos olhos dos jogadores, nunca houve um rasgo (quiçá o remate do Karagounis, mas mesmo esse teve mais de desespero do que de inspiração) que pudesse levantar os adeptos do Barça para aplaudir. Por outro lado o Barça, sem fazer nada de especial lá ia merecendo as palmas de ambos os lados da bancada.
E então!? Queremos uma análise lógica e razoável do jogo ou queremos uma análise parcial e de acordo com as nossas preferências clubísticas!? No futebol a galinha da minha vizinha tem que ser sempre pior que a minha e se assim não for tem mais é que ser abatida!
Este Benfica não fez por merecer a loucura dos adeptos.
O que dizer quando na semana passada o maior achievement foi a qualidade da oposição que Ricardo Rocha fez ao Ronaldinho e como ele até já tinha prometida a camisola do jogo de hoje.
Foda-se!
Podemos não ser o Benfica de há 15 anos atrás ou até mesmo de há 40 anos atrás, mas se um tipo representa um clube e está a falar de um adversário, por melhor que ele seja, faz-se os elogios da praxe, mas não se pode gabar nos meios de comunicação social como "Ele" (nem é preciso dizer o nome, ele simplesmente é o "Ele" - ridículo!) lhe deu os parabéns pelo jogo e lhe prometeu uma especial atenção na semana vindoura.
A pensar assim e a jogar em conformidade não havia volta a dar-lhe. Falta ao Benfica um bocadinho mais de arrogância. Por acaso viram o Porto de Mourinho a fazer vénias às estrelas europeias? Claro que não, o tipo no balneário dizia que eles eram melhores que outros todos. Resultado: Entravam de peito cheio e ganhavam os jogos, sendo que 6 dos 11 tornaram-se referências a nível mundial, daquelas que o Benfica hoje tremia só de lhes dar um toquezinho na caneleira.
Arrogância sim, do género: "o tipo é bom, mas esperava mais" ou "o Barcelona não é uma equipa por aí além, mas tem a nova coqueluche mundial - e da nike, e por isso tem sido levado ao colo pela liga dos campeões a cima, já com o Chelsea foi o que foi!"
Bocas como esta aquecem o relvado e as bancadas, a malta vai para lá comer relva e deixar o sangue nas redes.
Ânimo, confiança, sobranceria e altivez ficam bem a todo o jogador, o fairplay é para os vencedores, não para os vencidos. Saber perder é estúpido, ninguém se deve contentar com uma derrota, é suposto espumarmos de raiva e fazermos promessas de vingança. Só quem ganha é que pode dizer "Ô, meu chapa, você fez um bom trabalho, sabe de uma coisa, até vou dar para você a minha camisa na semana que vem", quem perde tem que dizer qualquer como "Para isso é preciso que ela chegue inteira ao fim do jogo!!"
Irrita-me o discurso do "eles são muito melhores que nós e não temos nada do que nos envergonhar", tudo bem, até pode ser verdade, mas o futebol não é lógico nem razoável.
Ah g'anda Benfica!!