quinta-feira, março 31, 2005

Mistura Fina

Os meus inícios de noite estão cada vez mais frenéticos. Cada vez tenho mais pressa em sair do escritório, em chegar a casa, em jantar, em fazer o recomendado zapping enquanto passa a Quinta das Celebridades II, tudo para chegar ao meu “orgasmo televisivo” provocado pelo belíssimo programa que passo a descrever.
O Largo do Girassol é o centro de toda esta história. Nesse largo coabitam, ao melhor estilo medieval, a plebe, o Senhor Feudal e uma família de ciganos (em sentido étnico), entre outras personagens de menor importância. Nesse mesmo largo, à volta da “Casa Grande” estão instalados diversos pequenos estabelecimentos comerciais, desde a Barbearia do Bento ao Café “Panqueca”, todos com vista para o ex-libris do local: O mercado onde tudo se compra e tudo se vende, naturalmente corrompido pelo monopólio da família cigana.
Como não podia deixar de ser, toda esta diversidade cultural e social acaba por desencadear o ódio recíproco entre as duas principais famílias: Os “Lampreia”, a numerosa família cigana, que sempre “fizeram pela vidinha” nessa mítica actividade comercial que é o contrabando, e os “Corte-Real”, os senhores feudais, possuidores de largos recursos patrimoniais e financeiros, que nunca fizeram nada na vida. No entanto, e como nestas disputas familiares há sempre alguém que estraga tudo, Dinis Lampreia e Marta Corte-Real envolvem-se sentimentalmente, o que contribui para aumentar, ainda mais, o asco que as famílias sentem uma pela outra.
Como bela tragédia que é, o clímax desta Obra surge quando Justino Lampreia e Adriano Corte-Real envolvem-se numa cena de pancadaria e D. Guadalupe – o Pater Famílias dos Lampreias, desesperada, revela involuntariamente o segredo mais bem guardado da história do Largo do Girassol: Na esperança de dar a seu filho uma vida melhor, trocara-o à nascença pelo rebento varão dos Corte-Real, o que fazia com que Adriano fosse seu filho e Justino o verdadeiro senhor feudal.
Como devem calcular, "caiu o Carmo e a Trindade" em pleno Largo do Girassol, o que acabou por transformar os membros de ambas as famílias em autênticas (e visíveis) armas de destruição maciça, prontas a explodir.
E mais não digo, porque lamentavelmente perdi o episódio de ontem...
Espero, sinceramente, que este resumo aguce o vosso apetite por aquela que é, sem qualquer dúvida, a série do momento no panorama televisivo nacional.
Onde? Naturalmente na “nossa” TVI.