quarta-feira, abril 26, 2006

Bivitelinos*

Tenho uma irmã Gémea.

Sinto-me privilegiado. Cresci com um lado feminino activo - muitas vezes chato de tão activo que era – e preocupado em fazer-me crescer para um melhor e mais completo homem. Costumo dizer que é esse equilíbrio entre o X e o Y que faz de mim o que sou. Ela foi sempre a minha maior crítica e a principal razão de eu hoje considerar mais a opinião de mulheres que dos meus congéneres.

Em contrapartida a minha irmã nunca precisou de mim para nada, nem sequer para a proteger das ameaças na escola (onde na maior das vezes era ela que me tentava defender a mim). Cresceu para ser a mulher que é, baixa é um facto, mas uma grande mulher.

Ganhou-me em tudo. Tomou consciência de si primeiro que eu, teve uma cara-metade primeiro que eu, casou primeiro que eu e agora vai ter uma filha primeiro que eu, só não nasceu primeiro que eu… mas mesmo assim, diz quem sabe, é mais velha que eu.

Engraçado como uma pessoa que diariamente nos faz reconhecer em segundo lugar nos faz simultânea e profundamente sentir como vencedores.

*Para quem não sabe o significado