Alta velocidade
Confesso que tenho muito pouca informação directa nesta matéria, não sou engenheiro nem tão-pouco tive acesso aos estudos de viabilidade económica do nosso futuro TGV (estas iniciais lembram-me sempre o shot destruidor que bebi com 16 anos, mas enfim, adiante).
O facto do TGV custar 14 milhões por km ou 40 como muitos defendem, a mim diz-me pouco. O controlo orçamental nunca foi uma praça-forte portuguesa, por isso mesmo que os custos se cifrem em 14 milhões o km há sempre um Tuga para acrescentar um ou outro tostão que depois se traduz em um ou outro milhão... não custa nada quem paga é contribuinte. Mas pensemos bem nisto: 14 milhões por km. Digamos que neste km estão incluídos ambos os carris, o de "ida" e o de "volta" (co-a-breca, só de pensarmos no assunto já descobrimos uma maneira do governo duplicar os custos sem se retratar), o TVG vai ter no mínimo 700 km, ora noves-fora-nada são nada mais nada menos que € 9.800.000.000,00. Assim de repente 300 euromilhões. Ou mais elucidativo ainda: 1.964.723.600.000$00 (quase dois mil milhões de contos). Nestes números "grandes" o escudo ajuda a pôr tudo em perspectiva.
A verdade é que o TGV já não é novo e há muito tempo que deixou de ser a opção mais rápida.
Se é para sonhar alto, mais vale flutuarmos e irmos para uma coisinha destas!
O facto do TGV custar 14 milhões por km ou 40 como muitos defendem, a mim diz-me pouco. O controlo orçamental nunca foi uma praça-forte portuguesa, por isso mesmo que os custos se cifrem em 14 milhões o km há sempre um Tuga para acrescentar um ou outro tostão que depois se traduz em um ou outro milhão... não custa nada quem paga é contribuinte. Mas pensemos bem nisto: 14 milhões por km. Digamos que neste km estão incluídos ambos os carris, o de "ida" e o de "volta" (co-a-breca, só de pensarmos no assunto já descobrimos uma maneira do governo duplicar os custos sem se retratar), o TVG vai ter no mínimo 700 km, ora noves-fora-nada são nada mais nada menos que € 9.800.000.000,00. Assim de repente 300 euromilhões. Ou mais elucidativo ainda: 1.964.723.600.000$00 (quase dois mil milhões de contos). Nestes números "grandes" o escudo ajuda a pôr tudo em perspectiva.
A verdade é que o TGV já não é novo e há muito tempo que deixou de ser a opção mais rápida.
Se é para sonhar alto, mais vale flutuarmos e irmos para uma coisinha destas!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home