sexta-feira, setembro 16, 2005

Lei da Termodinâmica (ou prognóstico de um sábado em cheio...)


Pelas leis da termodinâmica sabemos que 1 Kcal é a energia necessária para aquecer 1g de água em 1ºC. Não é necessário ser nenhum génio para calcular que se um ser humano beber um copo (200ml) de água gelada a 0°C usará 200 Kcal para aquecer essa água 1°C.

Para haver o equilíbrio térmico com a temperatura corporal, são necessárias, então, aproximadamente 7.400 Kcal para que estes 200g de água alcancem os 37° C da temperatura corporal (200 Kcal x 37°C).

Então, esta é a quantidade de energia necessária para manter a temperatura do nosso corpo a 37° C. A termodinâmica não nos deixa mentir sobre esta dedução!

Assim, se uma pessoa beber uma caneca de cerveja (aproximadamente 400ml à temperatura de 0°C), ela perde aproximadamente 14.800 Kcal (400g x 37°C).

Não podemos esquecer de descontar as calorias da cerveja (aproximadamente 380 Kcal em 400ml cerveja). Portanto, observa-se que um indivíduo perde aproximadamente 14.420 Kcal com a ingestão de um único copo de cerveja bem gelada.

Obviamente quanto mais gelada for a cerveja maior será a perda calórica!

Fica claro que beber cerveja gelada é muito mais eficaz do que andar de bicicleta 2h30 minutos, correr 2h00 minutos, ou manter relações sexuais durante 1h30, actividades que queimam aproximadamente 2800 Kcal, tendo em conta os tempos referidos. Já se a cerveja estiver morta...

Amigos, emagrecer é muito simples, basta beber cerveja bem gelada, em grandes quantidades e deixarmos a termodinâmica cuidar do resto!

JFR

Ps 1: Este texto é especialmente dedicado aos meus grandes amigos INF e FPB e ainda à minha namorada CBF, grandes amantes de cerveja!
Ps 2: For the avoidance of doubt, esclareça-se que não foi minha intenção estabelecer qualquer relação de alternância entre beber cerveja e quaisquer das actividades descritas no penútilmo parágrafo deste post!

2 Comments:

Blogger RPT said...

Oi.
A demonstraçao é muito interessante, só é pena que tenha sido baseado num falso postulado.
É que a energia necessária para aquecer 1 g de água é 1 cal e não um Kcal.

Foi pena este pequeno erro senão começava já hoje a consumir muita cerveja.

Cumps.

RPT

12:17 da tarde  
Blogger J.P. said...

Não sei se tem erro ou não, mas eu vou já beber umas bejecas.
O blogue está excelenet!

3:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home