quarta-feira, setembro 28, 2005

Groundhog Day

Hoje:

- fui deixar o meu carro à oficina para a sua primeira revisão. Estava marcada para as 9 e fui atendido às 8:55. O funcionário que me atendeu foi competente, rápido e cortês. Não fez perguntas a mais nem a menos. Perguntou-me se queria que me lavassem o carro (não procurou usar expressões como “viatura” e “proceder à lavagem exterior” para me impressionar). No final, referiu, en passant, sem dar a entender que me estava a fazer o maior favor do mundo ou que esta era uma tentativa fraca de me fidelizar, que a lavagem seria de graça;

- vim de taxi para o escritório, pelo referido motivo. O taxista escolheu o caminho mais curto até lá. Não proferiu um único palavrão durante a viagem (que durou cerca de 20 minutos), nem sequer barafustou contra o mundo, contra o Governo ou contra os poderes instalados no universo futebolístico. Deixou passar três carros que não tinham prioridade à sua frente. Fez apenas uma travagem brusca: para deixar passar um peão numa passadeira (não, não era uma gaja boa). Respondeu ao meu “obrigado e bom dia” com um “bom dia e bom resto de semana.”

Se:

- tivesse que ir às Finanças esta tarde e fosse atendido por uma funcionária com um sorriso franco e bonito passados apenas 5 minutos (não vale a pena pedir mundos e fundos) e a minha situação fiscal fosse resolvida em igual período de tempo sem ter que recorrer a outra secção/serviço/departamento/repartição/órgão administrativo; e

- fosse sair e bebesse uns copos esta noite e, ao sair (a pé) do local em questão, passasse por uma “Operação Stop”, pedisse para fazer o teste do balão a título preventivo e recebesse uma resposta afirmativa por parte do agente de autoridade, para além de um “o senhor é realmente muito responsável, se fossem todos como você escusávamos de andar aí na ‘caça à multa’”,
então:
consideraria para sempre, sem dúvida, este dia como a minha jornada zen nacional, as minhas 24 horas numa pseudo-Escandinávia de clima mediterrânico, o meu Groundhog Day.

1 Comments:

Blogger diane said...

FPB,
Não querendo duvidar, mas isso parece coisa à "vanilla sky". Tens a certeza que isso não era tudo apenas sonho??;)É que roça o idilico...

4:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home