quarta-feira, abril 20, 2005

Papam Latino

Depois de ler que a primeira missa celebrada pelo novo Papa Bento XVI foi falada em Latim, mesmo tendo conhecimento de que Ratzinger é o único alemão do mundo versado em mais que duas línguas, e na esperança que um dia o Sumo Pontífice venha a ser leitor deste blog (nunca se sabe: perante alguma dúvida existencial, poderá querer analisar outros pontos de vista para além do meramente doutrinário/eclesiástico/católico; talvez pretenda abordar o referido problema de uma perspectiva científica, ou, quem sabe, matemática: "o que pensariam os Grandes da Antiguidade sobre isto?", questionar-se-á; e é então que vai ao Google e tecla "Pitágoras"; dos 13.459.731 resultados, os primeiros 8.732.998 não serão dignos de consulta, até que... "Achtung! Este blog era justamente o que eu procurava"; e convoca de seguida um tradutor português), proponho-me humildemente a ensinar-lhe algumas frases que deverá e não deverá utilizar quando celebrar a próxima cerimónia em Latim, a saber:

Frases a usar:
SIT VIS VOBISCUM - May the Force be with you.
MAGNUS FRATER SPECTAT TE - Big Brother is watching you.
MAGISTER MUNDI SUM!- I am Master of the Universe!

Frases a não usar:
CREDO ELVEM IPSUM ETAIM VIVERE - Acho que o Elvis ainda está vivo.
MEUM CEREBRUM NOCET. CRAPULAM TERRIBLEM HABEO - Dói-me o cérebro. Estou com uma ressaca horrível.
ESTNE VOLUMEN IN TOGA, AN SOLUM TIBI LIBET ME VIDERE? - Isso é um papiro que tens dentro da toga, ou estás apenas feliz por me ver?

Mais sugestões?