quarta-feira, abril 27, 2005

Mais Pérolas...

A princípio não queria acreditar. Mas era mesmo verdade... Se atendermos à avançada idade do senhor até podemos desculpar...

O ex-presidente da República Mário Soares elogiou ontem à noite na Batalha o progresso científico em Portugal após o 25 de Abril, provando que a liberdade é "condição essencial" para o trabalho dos cientistas.

A Alemanha nazi era tecnologicamente atrasada? A totalitária URSS não disputou a corrida espacial com os EUA e foi a primeira nação a enviar um homem ao espaço? Na Coreia do Norte, Irão e Paquistão não há armas nucleares? Não foi a bomba atómica desenvolvida no maior obscurantismo e secretismo num deserto do Novo México?

Este episódio é caricato, mas infelizmente revelador da forma tendenciosa e unanimista como os "donos do regime" querem reescrever a história e vender democracia e liberdade como se de panaceia se tratasse.

Depois da maratona ser uma manifestação da democracia, ideia que devemos a Jorge Sampaio, eis que o seu antecessor na chefia do regime nos brinda com mais uma pérola. A de que a ciência não avança sem liberdade. Será que conseguem atirar pó para os olhos das pessoas muito mais tempo?